Follow TV Tropes

Following

Br / Navalha De Occam
aka: Guilhotina De Occam

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/capturar_1.png
O barbear mais simples que vocês já tiveram, pessoal.

"Quando eu vejo um círculo na plantação, eu poderia supor uma conspiração de fazendeiros locais que passaram uma noite inteira em um campo pisoteando as plantações com ferramentas humanas primitivas. Mas uma hipótese muito mais simples seria que algum companheiro alienígena com uma colheitadeira queria entrar em contato com uma nave em órbita. Os mochileiros fazem isso o tempo todo."

Também chamada:

  • Lei da Parcimônia
  • Lei da Economia
  • Lei da Concisão
  • A Lex Parsimoniae

Navalha de Ockham (também listado por nossos bons amigos da Rational Wiki) é uma navalha epistemológica; um princípio lógico que é usado no raciocínio dedutivo para avaliar teorias. É nomeado em homenagem ao frade franciscano do século 14 e filósofo escolástico William de Ockham, que foi um aplicador e proponente particularmente assíduo da Lei da Parcimônia, embora de forma alguma o primeiro a descrevê-la ou postulá-la. A Navalha de Occam costuma ser parafraseada assim: "A explicação mais simples geralmente é a melhor."

Infelizmente, isso pode levar a mal-entendidos, pelo menos no que se refere ao significado de "mais simples". O princípio real é: "Entidades não devem ser multiplicadas além da necessidade" (ou "Entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem"). Ou seja: a melhor explicação é aquela que faz menos suposições para explicar todos os dados. Isso significa que uma resposta altamente complexa pode realmente ser a melhor se uma resposta alternativa enganosamente mais simples falhar em um ou em ambos os aspectos (pode até ser mais fácil de entender, mas requer suposições não-comprovadas ou falha em explicar todos os dados). Também é importante lembrar que uma explicação que anteriormente explicava todos os dados pode deixar de fazê-lo no futuro, quando novos dados aparecerem e, portanto, pode requerer refinamento ou até mesmo uma substituição.

A maioria das teorias tem um fundamento de premissas subjacentes (as tais "entidades" mencionadas acima), todas as quais precisam ser verdadeiras para que a própria teoria seja verdadeira. A Navalha de Occam sugere que, todo o resto sendo igual, deva-se acreditar na teoria com o menor número de premissas subjacentes. Quando alguém realmente começa a olhar a fundo um problema, pode descobrir que uma explicação aparentemente simples é, na verdade, sustentada por toda uma série de suposições que à primeira vista passaram despercebidas.

Exemplo: Existem teorias que dizem que Antigos Astronautas construíram as pirâmides egípcias em vez dos humanos. Para que isso seja verdade, precisaríamos dos seguintes pressupostos:

  1. Aliens existemnote 
  2. Eles são inteligentesnote 
  3. Eles existem simultaneamente aos humanosnote 
  4. Eles são mais avançados do que nós. note 
  5. Eles desenvolveram um jeito de viajar interestelarmente/intergalaticamentenote 
  6. Eles encontrariam a Terranote 
  7. Eles podem construir pirâmidesnote 
  8. Eles construiriam pirâmides.note 
  9. Eles não deixariam nenhuma evidência óbvia de sua existêncianote 

A teoria mais normal exige apenas que:

  1. Humanos existemnote 
  2. Os humanos conseguem construir pirâmidesnote 
  3. Os humanos construiriam pirâmidesnote 

Você provavelmente consegue adivinhar com qual teoria Occam teria concordado e por quê.

Resumindo, ao tentar examinar um incidente para descobrir por que ele aconteceu, uma resposta simples envolvendo o lugar-comum e o razoável tem mais chances de estar correta. (Observação: mais chances, não sempre.) Em outras palavras, quando você ouvir o barulho de cascos nas ruas de São Paulo, pense em uma carroça, não em zebras.

A Navalha de Occam é a ruína dos teóricos da conspiração em todos os lugares, já que as teorias da conspiração geralmente se baseiam em muitas suposições no mínimo frágeis. Por exemplo, considere o Pouso do Homem na Lua, que muitos acreditam ter sido uma farsa. Em sua base, a conspiração afirma que os Estados Unidos não eram tecnologicamente capazes de enviar um homem à Lua e, portanto, tiveram que fabricar uma farsa. No entanto, quando você realmente entende o que seria necessário para tal conspiração ser verdadeira, você percebe que na verdade seria mais simples e fácil de fato enviar pessoas para a Lua.note  (That Mitchell And Webb Look tem uma brilhante série de esboços sobre essa ideia, incluindo o pouso na lua).

Conforme mencionado acima, a Navalha requer que todos os dados sejam levados em conta. A física newtoniana é mais simples do que as teorias modernas e foi suficiente para levar um homem à Lua, mas Sir Isaac simplesmente não conseguiu explicar todos os novos dados coletados depois dele — a maioria dos quais era completamente desconhecida quando Principia Mathematica foi publicado. Isso exigia que outro homem inteligente — a saber, Albert Einstein — formulasse teorias mais complexas, particularmente a da "Relatividade". O próprio Einstein afirmou explicitamente esse ponto quando disse que as ideias devem ser mantidas o mais simples possível, e não simplistas. note  Deve-se notar que as teorias de Newton não foram simplesmente jogadas no lixo. Enquanto as teorias de Einstein se preocupam principalmente com objetos que viajam a velocidades relativísticas e objetos com massa extrema (como buracos negros), as teorias de Newton ainda são usadas para corpos macroscópicos, desde que a massa e a velocidade não sejam muito grandes.

Outro erro muito comum é invocar a Navalha em um debate para adicionar peso a um determinado argumento. A Navalha de Occam é um guia mental — nada mais — e não pode ser usada por si só para validar ou invalidar uma teoria qualquer em particular. Esse uso é totalmente falacioso, pois a Navalha nada mais faz do que recomendar a busca de hipóteses que façam o menor número de novas suposições e expliquem todos os dados. Não é um bastão mágico que aponta para a resposta certa. Aplicá-lo dessa maneira inevitavelmente leva a uma corrida francamente embaraçosa para chegar ao fundo de qual teoria é a mais "simplista". Qualquer hipótese para uma dada pergunta ainda tem de ser testada, não importa o quão "simples" possa ser.

O inverso disso é a Navalha De Arkham, onde a solução mais bizarra é a mais provável de ser a correta. Veja também Navalha De Hanlon, onde eventos atribuídos à uma intenção maligna são mais facilmente explicados como sendo o resultado da estupidez de alguém.

Sem exemplos, por favor. Isso é só para definir o termo.


Alternative Title(s): Guilhotina De Occam

Top